COMO SER PILOTO DE AVIÃO?
Muitas pessoas perguntam quais são os passos para se tornar um PILOTO. Vou tentar explicar aqui as etapas básicas para a realização do sonho de muitas pessoas
É muito importante se saber que para se tornar piloto a estrada, apesar de longa é árdua, é por deveras prazerosa.
O tempo de preparação e formação de um piloto depende muito dele mas, podemos dizer que, se houver dedicação exclusiva, é possível a formação completa de piloto privado + piloto comercial em cerca de 12 meses. Sempre lembrando que isso dependerá de uma série de fatores, principalmente da evolução do aluno.
Agora vejamos a parte técnica citada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC
“A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem por atribuição institucional o trato dos diversos aspectos da segurança de voo e esta depende diretamente dos níveis relativos à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização dos tripulantes.
Objetivando uma melhor qualificação da mão-de-obra especializada para a aviação civil em consonância com o que preconiza a Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), foram estabelecidos requisitos necessários à formação de pilotos – no que tange à instrução teórica e à instrução prática de voo.
No caso de instrução teórica, a ANAC institui os currículos mínimos a serem avaliados, padronizados por meio dos Manuais de Curso. Estes atendem às diversas graduações de pilotos, bem como os requisitos necessários para a concessão das licenças e/ou habilitações técnicas.
Cabe ressaltar que, para habilitar o piloto, devem ser atendidos os requisitos de idade, escolaridade, conhecimento, experiência, instrução de voo e aptidão psicofísica.
Tais requisitos encontram-se detalhados nos RBAC 61 e RBAC 67.
As condições psicofísicas dos pilotos são avaliadas e atestadas pelos médicos e clínicas credenciadas segundo o RBAC 67, com periodicidade variável, de acordo com cada licença.
Devido à abrangência e à complexidade do assunto, maiores esclarecimentos, sobretudo relativos a casos particulares, podem ser obtidos também por meio de consulta ao RBHA 91 para todas as operações gerais de aeronaves civis, e aos RBAC 121 (para operações domésticas, de bandeira ou suplementares), RBAC 135 (para operações complementares ou sob demanda), e RBAC 137 (para operações agrícolas).
Com a comprovação da habilidade técnica, por meio do cumprimento dos requisitos mencionados, a ANAC emite as licenças e/ou habilitações e certifica o piloto para o mercado de trabalho.”
Acompanhe nos próximos posts os requisitos necessários para obter a licença ou habilitação como piloto e uma outra forma de tonar-se piloto.